• CHAMADA 05 (ATUAL) | MILITARISMO

    [SELEÇÃO DE POEMAS DE GUERRA E DE PAZ]

    Embora o governo que se deu no Brasil entre 1964 e 1985 costume ser chamado de “ditadura militar”, alguns preferem chamá-lo de “regime militar”. Quem está certo? Deveríamos fazer uma revolução, golpe ou intervenção militar no Brasil hoje? E aqueles militares e não-militares que causaram os eventos englobados sob o guarda-chuva do termo 8 de janeiro? Eles deveriam ser punidos? Até 13 de outubro, a Subversa está com uma chamada aberta para o envio de poemas de guerra e de paz que tratem dessas ou de variadas outras questões que abordem mais ou menos diretamente o tema do militarismo. Mais exemplos de questões que caem sob o escopo da chamada são: Um herói militar e façanhas bélicas – como já a Ilíada de Homero sugere – são objetos estéticos dignos de serem abordados em poemas? Existem guerras santas ou justificadas como Os Lusíadas de Camões dá a entender? O que é violência? Ela pode ser justificada? E a tortura? E a escravidão? E o imperialismo europeu? E o americano? E as bombas nucleares de Hiroshima e Nagazaki? O que é não-violência? Pode a violência ser bela? Existe algo – para remeter ao poema “Cantada” de Ferreira Gullar – mais belo do que a revolução cubana? E a revolução russa? E a chinesa? O que a poesia tem a dizer sobre a guerra da Ucrânia? E sobre o que se dá agora em Gaza? E sobre a guerra de Israel contra o Irã? O que Jesus quis dizer quando ele disse que “não vim trazer a paz, mas a espada”? O que é, afinal, militarismo? Etc. Similar ao das últimas duas chamada (ver n.º 03 e n.º 04), o critério de seleção adotado será explicitado num texto a ser publicado junto com os poemas selecionados, como feito aqui e aqui.

    Felipe G. A. Moreira


    [SELEÇÃO DE POEMAS: COMO ENVIAR]

    Cada autor(a) poderá participar com 01 poema escrito em Word, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5 cm, não ultrapassando 1000 palavras.

    O poema deve ser enviado como anexo e o arquivo deve ser nomeado da seguinte forma: "Nome do(a) autor(a)-Título do poema". Exemplo: "Carlos Drummond de Andrade-Em face dos últimos acontecimentos".

    Ao final do trabalho, informar autoria, cidade e país.

    Enviar para: manuscritos@revistasubversa.com

    Assunto do e-mail: Subversa ficção.

    O envio e a publicação são gratuitos. A previsão de publicação é até 30 de novembro de 2025.