• Linha editorial: A Revista Subversa publica ensaios de psicanálise e arte, com o objetivo de compartilhar material de articulação entre os dois campos, assumindo o campo da estética como eixo comum. A revista é dividida em três escopos: PSICANÁLISE, ARTE e ENTREVISTA e tem como prioridade a relevância e a originalidade da forma em que o texto é apresentado.
     
    PSICANÁLISE: Ensaios sobre clínica, cultura e política.
    ARTE: Ensaios críticos e teórico-literários sobre composição, processos criativos e acontecimentos artísticos.
    ENTREVISTA: Com psicanalistas, teóricos de psicanálise, artistas, teóricos de arte, críticos literários.
    A Subversa se reserva o direito de abrir, eventualmente, chamadas especiais, esporádicas e espontâneas.
    Para submeter um manuscrito, o(a) autor(a) deve possuir algum vínculo institucional ativo, seja com instituições universitárias, psicanalíticas ou culturais, como museus ou espaços públicos de arte.
     
    Diretrizes para autoras(es):
    As submissões devem ser enviadas por e-mail, para manuscritos@revistasubversa.com e cada material poderá ter, no máximo, três autora(s)(es), que poderá(ão) publicar até duas vezes por ano na revista.
    Os e-mails devem anexar três arquivos: (1) manuscrito; (2) Declaração de Responsabilidade pela autoria e ineditismo do texto, assinada pela(s)(os) autora(s)(es); (3) folha de rosto contendo: Nome da(s)(os) autora(s)(es), e-mail, titulação e título dos três trabalhos de maior relevância. As entrevistas devem incluir, além dos três anexos, uma autorização da(o) entrevistada(o) para que se publique o material. As imagens devem ser anexadas separadamente e devem ser nomeadas com números (1, 2, 3).
     
    PSICANÁLISE: Abordagens teórico-clínicas e metapsicológicas, relatos de experiência e resenhas/críticas de livros. Máximo de 13 páginas, incluindo as referências bibliográficas e 3 imagens (informando os créditos).
    ARTE: Crítica de arte, crítica literária, resenhas de obras, fragmentos de processos de composição e arquivos de processo criativo. Máximo de 13 páginas e 5 imagens (informando os créditos).
    ENTREVISTA: Deve conter a formação/titulação da(o) entrevistada(o) com referência (e link, se houver) a seus três principais trabalhos. Máximo de 5 páginas e 5 imagens (informando os créditos)
     
    Preparação do manuscrito:
    O manuscrito deve ser apresentado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de 1,5cm, margens superior, inferior, direita e esquerda 2,5cm. 
    Referências e citações devem seguir o modelo de normas American Psychological Association (APA) 
    Não deve apresentar o nome da(s)(os) autora(s)(es), apenas o título do texto, a área (PSICANÁLISE-ARTE-ENTREVISTA) e a data da submissão. 
    As imagens anexadas devem indicar, no final do manuscrito, após as referências, os títulos e os créditos de cada uma, em sistema de legenda com a numeração com que foram nomeadas.
     
    Análise:
    O material que não estiver de acordo com as diretrizes da revista, infelizmente, não será considerado. A análise será feita às cegas por nós, editoras da revista, e pareceristas convidados. Havendo concordância do material com as diretrizes, responderemos dentro do tempo necessário para a avaliação, de acordo com o fluxo de publicações.   
    _______________________________________
    Atenciosamente,
    Morgana Rech, Fabíola Weykamp, Sofia Vilasboas e Marcel Soares.